BIOGRAFIA

 

 

Bellas Marias foi criado pela produtora, empresária, artista plástica e compositora Deusdete Ferro, no ano de 2001.

Formado apenas por mulheres, o grupo integra o cenário pernambucano, com influências vindas das manifestações culturais mais tradicionais de Pernambuco, como:

O Maracatu, Caboclinho, Frevo, Coco, Ciranda, Forró, Xote, Xaxado e Baião.

O trabalho do grupo é fruto de jovens e talentosas artistas, mulheres musicistas, que cultivam a valorização do universo regional.

O grupo é marcado pela união do erudito com o popular, reúne instrumentos distintos de grandes orquestras, como a flauta transversa, o violino e a viola erudita e instrumentos de percussão e acordeon – um mistura fina e sublime, que valoriza e engrandece a música brasileira.

Com um repertório de alta qualidade, o grupo Bellas Marias visa levar a música produzida em Pernambuco para outros estados e também, para o exterior.

A banda conta com suporte de renomados maestros de Pernambuco tais como: Edson Cunha (in memoriam), que deu sua grandiosa contribuição desde o início da criação do grupo; Ademir Araújo, que continua nos ajudando e Edson Rodrigues, recém chegado para contribuir com o grupo.

A banda tem em seu currículo, dois CD’s gravados e apresentações realizadas em diversos locais, dentro e fora do estado, além de participações em especiais de TV, como o “Band Folia – Especial ritmos pernambucanos”.

Assessoria de Imprensa: Fabiana Coelho

bianasl@bol.com.br

(81) 9581.2654

 


 

As Bellas…

 

 

 

 

Tatiana Caetano – Cantora, jornalista, locutora e compositora. Natural de São Paulo, possui mais de dez anos de experiência. Participou de diversos grupos musicais, dentre eles: “Aparalto di Kareta” e “Negroove”- PE, com o qual fez turnê pelo Brasil e exterior, Festival de Inverno de Garanhuns, junto ao Maestro Ademir Araújo. Fez parte de diversas produções no cinema, foi produtora de TV e redatora em Minas Gerais, e de Jingles e Spots. Participou da primeira web novela brasileira. De volta a Olinda, continua sua carreira na música como vocalista do grupo Bellas Marias.

 

 


 

 

 

 

 

Nilva do Acordeon – Virtuosa musicista, aprendeu a tocar sanfona acompanhando seu pai nas festas da comunidade da cidade de Chã Grande-PE. Toca acordeon e instrumentos de percussão.

 

 

 

 


 

 

 

 

 

Cynthya Pimentel – Viola Erudita. Participou da Orquestra de Câmara da UFPE, Orquestra Jovem de Pernambuco, com o Maestro Rafael Garcia, e Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano. Participou do Festival de Inverno de Garanhuns, VI Festival Eleazar de Carvalho de Fortaleza e do Festival de Música Barroca de Recife. Estudou com Jairon Chaves, professor de Viola da Universidade de Londrina. Fez pós-graduação em Metodologia do Ensino de Musica.

 

 

 

 

 


 

 

Eneyda Rodrigues – Bacharel em Flauta transversa e Licenciada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Iniciou seus estudos musicais no CPCMR (Centro Profissionalizante de Criatividade Musical do Recife), atual Escola Técnica Estadual de Criatividade Musica (ETECM), onde atua como professora. Estudou no Conservatório Pernambucano de Música, onde teve a oportunidade de participar da Orquestra Sinfônica Jovem de Pernambuco. E, participou da Orquestra Jovem de Pernambuco e do Festival Virtuosi com o maestro Rafael Garcia. Leciona música para crianças. Está no Bellas Marias desde 2012.

 


 

 

 

 

 

Cláudia Souza – Contrabaixista. Estudou música na Escola Técnica Estadual de Criatividade – ETCCM / Recife, graduada pela UFPE. Começou tocando guitarra em bandas de rock onde fez algumas apresentações. Participou em outros trabalhos com influências de hardcore, blues, thrash e punk. Atualmente é baixista do grupo Bellas Marias.

 

 

 

 

 

 


 

Melina Gama – Natural de Recife, iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música, tendo aulas de violino e de viola com o Prof. Ademar Rocha e a Prof.ª Viviane Pimentel. Graduada em Música ( Licenciatura ) pela Universidade Federal de Pernambuco (em 2008). Atualmente é aluna do Bacharelado em Viola da referida Universidade com o Profº Drº Sávio Santoro. Participou dos Festivais: Eleazar de Carvalho, “A Fábrica de Música”, FIG, Curso de Interpretação de Música Barroca, MIMO, Janeiro de Grandes Espetáculos. Foi violista da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Orquestra Jovem de Pernambuco, Orquestra de Câmara da UFPE e do Grupo Korin Orishá. Atualmente é professora de viola do Centro de Educação Musical de Olinda – CEMO e da Escola Técnica Estadual de Criatividade Musical – ETECM.

 

 

 


 

 

 

 

Paula Natuza“Natureza” – Percussão. Estudou no Centro de Educação Musical de Olinda e no Centro de Centro de Criatividade Musical do Recife. Toca conga, pandeiro, alfaia, zabumba, djjembe e tambor falante. Participou da banda Zuzucada, Maracatu Baque de Lua, Ívano Nascimento, Dum Dum Batá e Orquestra 100% mulher. Estuda Produção Fonográfica na AESO – Barros Melo/ Olinda –PE.

 

 

 

 

 

 


 

Joaninha Melo – Percussionista e vocalista de vários grupos de cultura popular de Pernambuco. Brincante de coco e de outros círculos musicais, sempre manteve a veia artística ligada as manifestações culturais do Estado, que a ensinaram e deram inspiração. Começou como integrante do Maracatu Nação Porto Rico e do grupo meus quinze anos… que corpo lindo (participou em 2008 da seleção do Abril pro Rock). Como percussionista e vocalista do grupo Casas Populares da BR 232. Fez diversas turnês pelo Estado (FIG – Garanhuns e Triunfo) e pelo País (CCBB) – Rio de Janeiro. Nas Bellas Marias atua como percussionista e back vocal desde 2012.