Bellas Marias foi criado pela produtora, empresária, artista plástica e compositora Deusdete Ferro, no ano de 2001.

Formado apenas por mulheres, o grupo integra o cenário pernambucano, com influências vindas das manifestações culturais mais tradicionais de Pernambuco, como:

O Maracatu, Caboclinho, Frevo, Coco, Ciranda, Forró, Xote, Xaxado e Baião.

O trabalho do grupo é fruto de jovens e talentosas artistas, mulheres musicistas, que cultivam a valorização do universo regional.

O grupo é marcado pela união do erudito com o popular, reúne instrumentos distintos de grandes orquestras, como a flauta transversa, o violino e a viola erudita e instrumentos de percussão e acordeon – um mistura fina e sublime, que valoriza e engrandece a música brasileira.

Com um repertório de alta qualidade, o grupo Bellas Marias visa levar a música produzida em Pernambuco para outros estados e também, para o exterior.

A banda conta com suporte de renomados maestros de Pernambuco tais como: Edson Cunha (in memoriam), que deu sua grandiosa contribuição desde o início da criação do grupo; Ademir Araújo, que continua nos ajudando e Edson Rodrigues, recém chegado para contribuir com o grupo.

A banda tem em seu currículo, dois CD’s gravados e apresentações realizadas em diversos locais, dentro e fora do estado, além de participações em especiais de TV, como o “Band Folia – Especial ritmos pernambucanos”.

Assessoria de Imprensa: Fabiana Coelho

bianasl@bol.com.br

(81) 9581.2654


Integrantes


Marie Santos

Cantora

Começou a cantar profissionalmente aos 14 anos de idade em bares e restaurantes da região metropolitana do Recife, tendo em sua carreira solo cantando estilos que vai do Mpb, Samba, Românticas Forró e etc… Ao longo do tempo do seu trabalho participou como intérprete do Festival de Música carnavalesca de PERNAMBUCO em 2007 e 2008. Sua carreira artística foi se consolidando ao longo do tempo e com isso hoje ao convite da empresária Deusdete Ferro, está a frente como vocalista das Bellas Marias.


Cynthya Pimentel

Viola Erudita

Formada em Licenciatura em Música na UFPE, Pós-graduada em Metodologia do ensino da Música, Participou da Orquestra Jovem de Pernambuco, com o Maestro Rafael Garcia, Orquestra Sinfônica Jovem e da Orquestra de Rock do Conservatório Pernambucano de Música. Trabalhou como professora de música no SESC de Casa Amarela e Conservatório Pernambucano de Música lecionando violino. Participou como produtora Musical e violista no CD volume II da Banda Bellas Marias – Canta Pernambuco.


Eneyda Rodrigues

Flauta Transversal

Licenciada em Música e Bacharela em Flauta Transversa pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi musicista convidada na Banda Sinfônica da Cidade do Recife e da Orquestra Jovem de Pernambuco. É integrante do Bellas Marias desde 2010.


Cláudia Souza

Contrabaixo

Formada em Licenciatura em música pela UFPE em 2009, atua na educação musical no município de Jaboatão dos Guararapes desde 2011. Compôs música para importante movimento ambiental de Aldeia com grande veiculação nos meios de comunicação. Atualmente está na fase de conclusão do curso de Musicoterapia. Começou na música tocando guitarra em bandas de rock e depois entrou no Bellas Marias em 2009 tocando contrabaixo. Já fez algumas participações em shows de alguns artistas locais.


Nilva do Acordeon

Acordeon

Virtuosa musicista, aprendeu a tocar sanfona acompanhando seu pai nas festas da comunidade da cidade de Chã Grande/PE. Toca acordeon e instrumentos de percussão.


Melina Gama

Violino e Back Vocal

Natural de Recife, iniciou seus estudos no Conservatório Pernambucano de Música, tendo aulas de violino e de viola com o Prof. Ademar Rocha e a Profa. Viviane Pimentel. Graduada em Música pela Universidade Federal de Pernambuco (em 2008). Foi violista da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, Orquestra Jovem de Pernambuco, Orquestra de Câmara da UFPE e do Grupo Korin Orishá.


Paula Natuza

Percussão

Estudou no Centro de Educação Musical de Olinda e no Centro de Centro de Criatividade Musical do Recife. Toca conga, pandeiro, alfaia, zabumba, djjembe e tambor falante. Participou da banda Zuzucada, Maracatu Baque de Lua, Ívano Nascimento, Dum Dum Batá e Orquestra 100% mulher. Estuda Produção Fonográfica na AESO – Barros Melo – Olinda/PE.


Vitória de Lima Souza

Percussão

Iniciou sua carreira musical em 2018. Com a professora Cynthya Pimentel, em 2022, colaborou com a banda do colégio Erem Augusto Severo. Integrante da banda sinfônica do Conservatório Pernambucano de música, aluna do grupão de violino do conservatório Pernambuco, formada em Iniciação Musical (IMD-3)


Edson Rodrigues

Maestro

Sob a direção do mestre João Santiago tocou o seu primeiro carnaval de rua em Peixinhos e no Bairro Novo em Olinda, em 1957, com 15 anos de idade. Seu primeiro carnaval de clube aconteceu em 1959, no Batutas, sob o comando de Pierre Vasconcelos, ao lado de Naná Vasconcelos e Nicomedes do Tenor e Sebastião do Trompete. O resto foi a evolução no carnaval e hoje tem uma orquestra de frevos, arranja, compõe e dirige trabalhos musicais diversos.


Ademir Araújo

Maestro

Conhecido no meio musical por sua personalidade inquietante e aberta a novos desafios, talvez seja por isso chamado de “Formiga”. É um dos maestros que mais contribuem para a atualização da cultura pernambucana, sobretudo na elaboração e arranjos. Pesquisador e compositor de talento, que passeia por diversos ritmos e gêneros com muita desenvoltura. Foi redescoberto por uma nova geração de artistas e músicos, como arranjador e diretor musical.


Deusdete Ferro

Produtora

Alagoana de Quebrangulo, radicada em Recife desde 1978, Deusdete é pedagoga, artista plástica e compositora. Tem dois CDs gravados e músicas autorais nos ritmos de forró, xote, xaxado, baião, maracatu de Baque Virado, caboclinho, coco, ciranda, frevo e aboio. Em 2001, criou o grupo musical “Bellas Marias”, formado por mulheres.